quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Comunicado sobre a Celebração do Sacramento do Crisma

DIOCESE DE ANGRA
OUVIDORIA DO PICO

Comunicado sobre a Celebração do Sacramento do Crisma

Relativamente à celebração do Sacramento da Confirmação o nosso Bispo, a 22 de Agosto último, enviou a todos os Párocos o seguinte comunicado:
“Terminaram os três anos de experiência de mais um ano de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma. Feita a avaliação na Conferência Anual de Ouvidores e ouvido o Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese, determino quanto segue:
1. O Sacramento do Crisma é celebrado só depois de concluído o itinerário catequético de 10 anos.
2. A celebração será feita no momento mais oportuno e possível, após uma adequada preparação próxima.
3. A partir do 8 ° Ano, para além da transmissão doutrinal e da participação litúrgica, é preciso envidar esforços, no sentido de ir inserindo progressivamente os catequizandos na vida e nos serviços da Comunidade Paroquial.
É que a experiência de três anos do impropriamente chamado 11° Ano de Catequese não teve os resultados almejados. Houve experiências interessantes e promissoras. Mas a tentativa de envolver mais os crismandos na Comunidade não se generalizou suficientemente. Em certos casos, não passou de um ano de espera.
Vamos, então, procurar apostar fortemente nos 10 anos de Catequese. Para que sejam realmente uma caminhada de iniciação e de prática da vida cristã. Com o indispensável acompanhamento formativo dos catequistas. Ao estilo da Catequese de Adultos. De tipo catecumenal.
Farei todo o possível para presidir às celebrações do Crisma. Em certos casos, é a única oportunidade de contacto pessoal com as Comunidades. Mas é materialmente impossível presidir, todos os anos, à celebração dos Crismas, em todas as Paróquias. Isso só acontecerá durante a Visita Pastoral. Fora disso, peço que, na medida do possível, haja alguma concentração, por Ouvidorias e/ou Zonas Pastorais. Isso torna-se viável e aceitável por parte das pessoas, se houver alguma rotatividade entre as igrejas paroquiais.
Seja como for, é sempre possível e, às vezes até aconselhável, atribuir a presidência da celebração do Crisma, ao Vigário Geral e aos Vigários Episcopais, aos Ouvidores e aos Monsenhores.”

Tendo em conta as determinações do Prelado Diocesano, o Clero da Ouvidoria do Pico na sua reunião de 22 de Janeiro último deliberou que:
1. Na Ouvidoria do Pico a celebração do Sacramento da Confirmação realizar-se-á no Tempo Pascal de cada ano, realizando-se somente quatro celebrações na ilha, uma por cada Zona Pastoral e outra na Zona da Ponta da Ilha.
2. Os que já terminaram o itinerário de iniciação catequética e os maiores de 18 anos que não o terminaram, que desejarem celebrar este Sacramento, terão como preparação próxima, cinco catequeses quaresmais por Zona Pastoral, sob a orientação do Serviço de Pastoral Profética do Pico.

Pico, 25 de Janeiro de 2010.

O Ouvidor Eclesiástico
Pe. Marco Martinho

Sem comentários: